Início » Blog » O que é Abstinência? Quanto tempo leva para Abstinência passar?

O que é Abstinência? Quanto tempo leva para Abstinência passar?

A síndrome de abstinência é uma resposta fisiológica à abstinência repentina ou diminuição do consumo de uma substância da qual o corpo é dependente. A duração da síndrome de abstinência devido ao alcoolismo ou dependência de drogas geralmente é de até um mês, mas pode durar vários meses.

A primeira semana de abstinência costuma ser a pior, mas esteja preparado para que alguns sintomas durem um pouco mais.

Os sintomas que podem durar mais de uma semana incluem fadiga, depressão, ansiedade e dificuldade para dormir.

Os diferentes tipos de sintomas de abstinência podem envolver várias combinações de sintomas físicos, mentais e emocionais, alguns dos quais podem ser perigosos se não forem controlados. A abstinência geralmente dura de três a cinco dias, embora a duração e a gravidade dependam da droga em questão.

Problemas mais sérios e dependência de certas drogas, como álcool e benzodiazepínicos, podem exigir uma ou duas semanas de desintoxicação supervisionada.

Pessoas viciadas em drogas podem apresentar sintomas de abstinência se o uso for interrompido repentinamente. O corpo e o cérebro reagirão negativamente.

No caso da dependência de opiáceos, o corpo para de produzir seu próprio analgésico natural: as endorfinas, porque os opiáceos agem como endorfinas nas células nervosas. O corpo torna-se dependente da imitação de endorfinas para funcionar.

Portanto, a duração dos sintomas de abstinência varia de semanas a meses, dependendo de quanto tempo leva para o corpo reproduzir suas endorfinas naturais.

ABSTINÊNCIA DE DROGAS E ÁLCOOL

O tempo que leva para o seu corpo se recuperar e começar a produzir endorfinas dependerá do tipo de medicamento que você está tomando e há quanto tempo está tomando.

Os sintomas de abstinência podem durar de dias a semanas, dependendo da substância usada, da duração do uso e da saúde geral da pessoa.

A abstinência de drogas ou álcool pode ser causada por uma retirada repentina da substância ou por uma diminuição na quantidade consumida. A desintoxicação de drogas envolve a remoção de drogas do corpo.

A duração da síndrome de abstinência física costuma ser de três a cinco dias; No entanto, a síndrome de abstinência emocional pode durar mais tempo. Alguns sintomas podem estar presentes por meses.

Os sintomas de abstinência de drogas podem variar amplamente e incluem depressão, ansiedade, anorexia, insônia e até pensamentos de suicídio ou morte.

Os sintomas de abstinência alcoólica podem incluir náuseas, vômitos, insônia, anorexia, tremores e aumento da frequência cardíaca.

A abstinência grave de álcool geralmente requer atenção médica de alto nível: febre, convulsões, tremores, alucinações e convulsões podem ser fatais.

ABSTINÊNCIA DE REMÉDIOS OU MEDICAMENTOS

A retirada de benzodiazepínicos, como Valium, também pode levar a complicações clinicamente significativas.

A abstinência de medicamentos opioides, como a oxicodona, geralmente não é uma emergência médica nem é fatal. No entanto, os sintomas podem ser muito desconfortáveis.

Dor abdominal, diarreia, confusão, sudorese, dores musculares, síndrome gripal, calafrios, rinite, depressão, mal-estar, desejos e paranoia.

A maioria desses sintomas melhora em poucos dias.

Os sintomas de abstinência podem durar meses se alguém tomar opioides de ação prolongada e altas doses, como a metadona.

CRISE DE ABSTINÊNCIA: O QUE FAZER?

Grupos de apoio e intervenções médicas profissionais são essenciais para controlar os sintomas de abstinência e prevenir a recaída no uso de drogas.

A desintoxicação leva entre 5 e 15 dias, dependendo do tipo de droga e do tempo tomado.

Por que ocorre a síndrome de abstinência?

Se você bebe álcool regularmente ou usa certas drogas, seu cérebro pode começar a se ajustar à presença dessas substâncias.

Com o tempo, eles se tornam fisiologicamente dependentes da substância de sua escolha, completamente dependentes dela para funcionar e se sentirem “normais”.

Em pessoas que desenvolveram níveis significativos de dependência, a abstinência costuma ser uma reação inevitável à ausência repentina ou baixos níveis sanguíneos de uma determinada substância.

Os sintomas de abstinência podem ocorrer quando uma pessoa viciada abandona uma substância “rapidamente” ou reduz significativamente seu uso.

Durante a abstinência, o corpo tenta alcançar um novo estado homeostático, eliminando os efeitos químicos remanescentes da droga em questão, podendo causar sérios efeitos na saúde física e mental.

ABSTINÊNCIA PODE LEVAR À MORTE?

Sem tratamento médico, os sintomas de abstinência de certas substâncias, como álcool e benzodiazepínicos, podem ser muito graves e, em alguns casos, fatais. Mas é raro.

Por exemplo, a abstinência alcoólica grave às vezes está associada a uma síndrome conhecida como delírios e tremores.

Se não forem reconhecidos e tratados adequadamente, delirium e tremores podem levar a convulsões graves e levar à morte.

Algumas estimativas sugerem que esta condição ocorre em menos de 5% das pessoas com abstinência alcoólica. No entanto, é fatal em cerca de 15% dos casos de abstinência alcoólica não tratados.

Embora os sintomas de abstinência de opioides raramente sejam fatais, eles podem ser muito incômodos. E embora os sintomas em si possam não ser fatais, a reutilização é um risco significativo para aqueles que tentam a abstinência de opioides sem assistência médica.

Se isso ocorrer após um período de abstinência longo o suficiente para diminuir significativamente a tolerância aos opioides, pode haver um alto risco de overdose.

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA: QUANTO TEMPO DURA?

A duração exata da síndrome depende da substância usada e do nível de dependência.

A resolução completa de todos os sintomas de abstinência pode levar dias, semanas e, em alguns casos, meses, dependendo de vários fatores e diferenças individuais.

A seguir, uma visão geral de certos medicamentos e sua duração típica de retirada:

ALCOOLISMO:

Os primeiros sinais de abstinência alcoólica podem aparecer várias horas após a última bebida e atingir o pico após 24 a 72 horas.

Delírios e tremores geralmente aparecem 48-72 horas após parar de beber e geralmente duram 3-4 dias, mas podem durar até 8 dias.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: COMO HEROÍNA E ALGUNS ANALGÉSICOS PRESCRITOS

Os sintomas de abstinência de opioides de ação curta geralmente começam de 8 a 24 horas após a última dose e duram em média de 4 a 10 dias.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA: MEDICAMENTOS DE AÇÃO LONGA, COMO A METEDONA

Com a metadona e outros opioides de ação prolongada, os sintomas de abstinência podem levar de 2 a 4 dias para aparecer.

Os sintomas provavelmente desaparecerão em 10 dias.

DEPENDÊNCIA DE DROGAS: BENZODIAZEPINA COMO RIVOTRIL, DIAZEPAM, ALPRAZOLAM, XANAX OU VALIUM

A abstinência dos benzodiazepínicos pode começar entre 1 e 4 dias após o último uso, com pico de gravidade nas primeiras 2 semanas.

Em alguns casos, certos sintomas persistentes podem continuar a incomodá-lo por meses ou anos sem tratamento.

COMO DEIXAR DE USAR DROGAS E ÁLCOOL

Infelizmente, deixar as drogas é muitas vezes uma experiência muito desagradável que pode paralisar ou complicar os esforços de recuperação.

Muitos fatores estão envolvidos no processo de interrupção do uso de drogas e álcool.

Deixar as drogas pode não ser fácil, mas é possível.

1. O RECONHECIMENTO DO VÍCIO
    Não é fácil reconhecer que você tem um problema quando ele já está ocupando uma grande parte de sua vida. As pessoas que usam drogas podem não perceber isso, mas as pessoas ao seu redor sabem que precisam de ajuda.
  2. PROCURAR AJUDA PROFISSIONAL
    Este tipo de ajuda é uma das mais importantes para um tratamento completo e preciso do vício químico. Porque o vício químico é uma doença que requer ajuda e apoio em muitas áreas.
  3. CONFIE EM SUA FAMÍLIA
    Sei que os membros da família também lutam com este processo e muitas vezes não sabem o que fazer, mas, em vez de julgar ou criticar, sempre tomem o lado do viciado e os ajudem neste ponto. É importante encontrar e tentar ajudar.
  4. NÃO VÁ ONDE AS DROGAS SÃO USADAS
    Para um tratamento adequado, os viciados devem mudar completamente seu antigo estilo de vida. Somente mudando radicalmente nosso estilo de vida poderemos encontrar os meios para superar nossos desafios.
  5. FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS
    O exercício é recomendado para aqueles em tratamento de dependência de drogas, pois é um grande aliado na manutenção da abstinência de drogas. É um hábito que não só promove a saúde, mas também alivia o estresse causado pela retirada de drogas e muda o humor.
  6. ALIMENTE-SE BEM
    Uma dieta saudável é um fator muito importante que contribui muito para o tratamento do vício químico, pois é sabido que o vício químico deve ser tratado em sua totalidade e deve ser acompanhado por um profissional de saúde, como um nutricionista, para garantir que seja feito corretamente.

| | |

8 comentários em “O que é Abstinência? Quanto tempo leva para Abstinência passar?”