Início » Blog » Tratamento de Traumas: O que é, como funciona e efeitos

Tratamento de Traumas: O que é, como funciona e efeitos

Traumas não resolvidos podem ser desafiadores fisicamente e mentalmente. Podendo levar a muitos sintomas, como ansiedade, depressão, vício em drogas ou álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Felizmente, existem diversos métodos de Tratamento de Traumas disponíveis e que podem ajudar os indivíduos a gerenciar seus traumas e iniciar a cura.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Tratamento com Ibogaína

O tratamento de traumas também pode ajudar a prevenir ou superar os vícios que se desenvolvem após o aumento dos comportamentos de abuso de substâncias.

O que é Trauma?

Após uma experiência dolorosa, a pessoa forma o que poderíamos chamar de memória traumática. Essa memória é caracterizada pela soma de emoções, imagens, sons e qualquer emoção vivida desde o trauma.

A entrada na memória traumática é concedida por situações que fazem o indivíduo reviver sentimentos semelhantes a cada indivíduo. Isso termina com o estabelecimento de uma sequência de estímulos, culminando na sensação persistente de retorno à experiência traumática.

O conceito de trauma vem da palavra grega τραῦμα, que significa “ferida”, e na psicologia o trauma é entendido como algo que se origina de um evento externo, mas tem implicações a nível interno, que é o grau de enfrentamento psicológico.

Eventos considerados traumáticos, por exemplo:

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP
  • Agressões físicas;
  • Assaltos;
  • Estupros;
  • Guerras;
  • Violência sexual;
  • Maus tratos;

Ao contrário do que imaginamos, pesquisas mostram que não há elementos universais de trauma. Isso se deve ao fato de que cada indivíduo compreende e sente a realidade de forma exclusiva, portanto, o que pode parecer traumático para um pode não ser para outro.

O trauma está na raiz de uma sequência de distúrbios psicológicos e endócrinos que vão da depressão à dependência química, obesidade, transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

O fato é que após um trauma psicológico profundo, o indivíduo simplesmente não tem a possibilidade de retornar ao seu estado psicológico habitual.

O QUE É TRATAMENTO DE TRAUMAS?

O tratamento de trauma é um tipo de terapia que se concentra em ajudar as pessoas a se curarem de experiências ou eventos traumáticos. No entanto, às vezes é confundido com o cuidado informado sobre o trauma. Esse conceito mais amplo considera eventos passados ​​e como eles podem afetar o bem-estar emocional, mental, físico e comportamental atual de uma pessoa.

Profissionais qualificados e especializados em traumas se concentrarão no que funciona melhor para cada pessoa. O tratamento do trauma pode incluir Psicoterapia, Medicação, Musicoterapia, Reiki, Hipnoterapia, por exemplo, e para casos mais graves, o uso de medicamentos.

>> Conheça sobre Tratamentos Holísticos

O tratamento de trauma geralmente é ideal para aqueles que sofreram abuso físico ou emocional, violência ou perda. Por meio do tratamento de traumas, os indivíduos aprendem como processar suas emoções e entender como o trauma os afetou. Eles também aprendem estratégias de enfrentamento para gerenciar seus sintomas e recuperar o controle de suas vidas.

Tratamento de Traumas

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE TRAUMAS?

O melhor método do Tratamento para o Trauma é a Psicoterapia feita por um profissional especializado aliada a terapias complementares ou holísticas.

Ao longo das sessões de psicanálise é possível que o paciente compreenda melhor a situação, modificando gradativamente seus esquemas mentais negativos e/ou tornando menos perturbadoras as repercussões emocionais do trauma.

Os tratamento complementares e holísticos oferecem uma abordagem mais ampla, com foco em trazer o indivíduo para o presente, aliviando os estados de estresse, ansiedade ou depressão. Os tratamentos holísticos também são ótimos por fornecer uma motivo maior de existência, já que muitos unem ensinamentos espiritualistas e de fé.

Nos casos mais graves, o especialista pode complementar o método com a prescrição de antidepressivos e ansiolíticos, capazes de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

5 MELHORES MÉTODOS PARA TRATAMENTO DE TRAUMAS

Quais são os melhores métodos para o tratamento de traumas? As melhores abordagens para o tratamento do trauma são as seguintes:

  • Terapia de conversa – Esta abordagem envolve discutir os pensamentos e sentimentos de uma pessoa com um terapeuta para obter informações sobre por que eles se comportam da maneira que o fazem.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) – Esta forma de terapia de fala ajuda os indivíduos a reconhecer padrões em seus pensamentos que podem perpetuar comportamentos negativos, como abuso de substâncias ou automutilação.
  • Terapias baseadas em mindfulness – Terapias como essa se concentram em estar presente no momento sem julgamento, o que ajuda os indivíduos a se tornarem mais conscientes de suas emoções sem ficarem sobrecarregados.
  • Experiência somática (SE) – Esta abordagem baseada no corpo usa técnicas de toque suave para ajudar as pessoas a processar emoções difíceis.
  • Reprocessamento de dessensibilização do movimento ocular (EMDR) – Essa abordagem usa movimentos oculares para ajudar a reconectar as vias neurais associadas a memórias traumáticas, para que não causem mais angústia quando lembradas.

Além das práticas mencionadas acima, alguns outros tratamentos e terapias podem ser combinados com o tratamento de traumas – como arteterapia, musicoterapia, aulas de ioga e meditação, hipnose clínica, reiki e psicanalise selvagem.

Cada pessoa é única, por isso é crucial descobrir o que funciona melhor para você ao tratar seu trauma de forma eficaz.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE TRAUMAS

Os principais benefícios do tratamento do trauma incluem o seguinte:

  • Melhores habilidades de gerenciamento de estresse
  • Diminuição do risco de recaída
  • Maior senso de propósito
  • Habilidades de comunicação aprimoradas
  • Regulação do humor melhorada
  • Melhor relacionamento com os outros
  • Melhor qualidade do sono
  • Maior confiança
  • Aumento da empatia para com os outros
  • Maior motivação
  • Maior autoconsciência
  • Ansiedade reduzida

No entanto, o principal benefício do tratamento do trauma é a resolução controlada do trauma não resolvido que provavelmente interrompeu a vida à medida que desenvolveram vícios ou sofreram de outros sintomas indesejados.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE TRAUMA PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA?

O tratamento de traumas também pode ser benéfico para aqueles que lutam contra o vício em drogas ou álcool. Frequentemente, quando alguém passa por um evento traumático, recorre às drogas ou ao álcool como mecanismo de enfrentamento – levando ao vício.

Por meio do tratamento de traumas, os indivíduos obtêm informações sobre por que podem estar abusando de substâncias e aprendem maneiras mais eficazes de lidar com emoções difíceis associadas ao trauma que vivenciaram.

Essa abordagem permite que eles abordem simultaneamente seu vício e os problemas subjacentes, aumentando suas chances de sucesso a longo prazo na recuperação.

Para realmente abandonar o vício, a dependência química, é essencial que a pessoa encontre o real motivo que o levou para o vício. Curar os motivos, curar os traumas, é curar a dependência.

ENCONTRAR TRATAMENTO DE TRAUMA PERTO DE MIM

É importante lembrar que a experiência de cada pessoa com o trauma é única. Portanto, é essencial encontrar uma abordagem individualizada que funcione melhor para você.

Com isso em mente, o correto é buscar ajuda em Psicoterapeutas perto de você. Para os casos onde há a dependência química, a melhor opção é encontrar a melhor clínica de recuperação, para poder fazer um tratamento conjunto, de abandonar a o vício e curar os traumas.

Outra opção é buscar ajuda através do CAPS, que são Centros especializados em Saúde Mental mantidos pelos Estados.

Para todos os casos, estamos aqui para lhe ajudar, da melhor forma possível.

O que achou deste Artigo?

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Blog | Tratamentos

| | |

10 comentários em “Tratamento de Traumas: O que é, como funciona e efeitos”

    1. Com certeza vale a pena investir no tratamento de traumas. A saúde mental não tem preço e o bem-estar emocional é fundamental para uma vida plena. Não podemos colocar um valor no nosso bem mais precioso.

    1. Não acredito que chocolate quente possa resolver traumas. É importante buscar ajuda profissional adequada para lidar com questões emocionais sérias. Experimentar algo novo pode ser legal, mas não substitui o cuidado especializado. Priorize sua saúde mental sempre. 🧠💪

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.