Início » Blog » Tratamento de Traumas: O que é, como funciona e efeitos

Tratamento de Traumas: O que é, como funciona e efeitos

Traumas não resolvidos podem ser desafiadores fisicamente e mentalmente. Podendo levar a muitos sintomas, como ansiedade, depressão, vício em drogas ou álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Felizmente, existem diversos métodos de Tratamento de Traumas disponíveis e que podem ajudar os indivíduos a gerenciar seus traumas e iniciar a cura.

O tratamento de traumas também pode ajudar a prevenir ou superar os vícios que se desenvolvem após o aumento dos comportamentos de abuso de substâncias.

O que é Trauma?

Após uma experiência dolorosa, a pessoa forma o que poderíamos chamar de memória traumática. Essa memória é caracterizada pela soma de emoções, imagens, sons e qualquer emoção vivida desde o trauma.

A entrada na memória traumática é concedida por situações que fazem o indivíduo reviver sentimentos semelhantes a cada indivíduo. Isso termina com o estabelecimento de uma sequência de estímulos, culminando na sensação persistente de retorno à experiência traumática.

O conceito de trauma vem da palavra grega τραῦμα, que significa “ferida”, e na psicologia o trauma é entendido como algo que se origina de um evento externo, mas tem implicações a nível interno, que é o grau de enfrentamento psicológico.

Eventos considerados traumáticos, por exemplo:

  • Agressões físicas;
  • Assaltos;
  • Estupros;
  • Guerras;
  • Violência sexual;
  • Maus tratos;

Ao contrário do que imaginamos, pesquisas mostram que não há elementos universais de trauma. Isso se deve ao fato de que cada indivíduo compreende e sente a realidade de forma exclusiva, portanto, o que pode parecer traumático para um pode não ser para outro.

O trauma está na raiz de uma sequência de distúrbios psicológicos e endócrinos que vão da depressão à dependência química, obesidade, transtorno do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

O fato é que após um trauma psicológico profundo, o indivíduo simplesmente não tem a possibilidade de retornar ao seu estado psicológico habitual.

O QUE É TRATAMENTO DE TRAUMAS?

O tratamento de trauma é um tipo de terapia que se concentra em ajudar as pessoas a se curarem de experiências ou eventos traumáticos. No entanto, às vezes é confundido com o cuidado informado sobre o trauma. Esse conceito mais amplo considera eventos passados ​​e como eles podem afetar o bem-estar emocional, mental, físico e comportamental atual de uma pessoa.

Profissionais qualificados e especializados em traumas se concentrarão no que funciona melhor para cada pessoa. O tratamento do trauma pode incluir Psicoterapia, Medicação, Musicoterapia, Reiki, Hipnoterapia, por exemplo, e para casos mais graves, o uso de medicamentos.

>> Conheça sobre Tratamentos Holísticos

O tratamento de trauma geralmente é ideal para aqueles que sofreram abuso físico ou emocional, violência ou perda. Por meio do tratamento de traumas, os indivíduos aprendem como processar suas emoções e entender como o trauma os afetou. Eles também aprendem estratégias de enfrentamento para gerenciar seus sintomas e recuperar o controle de suas vidas.

Tratamento de Traumas

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE TRAUMAS?

O melhor método do Tratamento para o Trauma é a Psicoterapia feita por um profissional especializado aliada a terapias complementares ou holísticas.

Ao longo das sessões de psicanálise é possível que o paciente compreenda melhor a situação, modificando gradativamente seus esquemas mentais negativos e/ou tornando menos perturbadoras as repercussões emocionais do trauma.

Os tratamento complementares e holísticos oferecem uma abordagem mais ampla, com foco em trazer o indivíduo para o presente, aliviando os estados de estresse, ansiedade ou depressão. Os tratamentos holísticos também são ótimos por fornecer uma motivo maior de existência, já que muitos unem ensinamentos espiritualistas e de fé.

Nos casos mais graves, o especialista pode complementar o método com a prescrição de antidepressivos e ansiolíticos, capazes de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.

5 MELHORES MÉTODOS PARA TRATAMENTO DE TRAUMAS

Quais são os melhores métodos para o tratamento de traumas? As melhores abordagens para o tratamento do trauma são as seguintes:

  • Terapia de conversa – Esta abordagem envolve discutir os pensamentos e sentimentos de uma pessoa com um terapeuta para obter informações sobre por que eles se comportam da maneira que o fazem.
  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC) – Esta forma de terapia de fala ajuda os indivíduos a reconhecer padrões em seus pensamentos que podem perpetuar comportamentos negativos, como abuso de substâncias ou automutilação.
  • Terapias baseadas em mindfulness – Terapias como essa se concentram em estar presente no momento sem julgamento, o que ajuda os indivíduos a se tornarem mais conscientes de suas emoções sem ficarem sobrecarregados.
  • Experiência somática (SE) – Esta abordagem baseada no corpo usa técnicas de toque suave para ajudar as pessoas a processar emoções difíceis.
  • Reprocessamento de dessensibilização do movimento ocular (EMDR) – Essa abordagem usa movimentos oculares para ajudar a reconectar as vias neurais associadas a memórias traumáticas, para que não causem mais angústia quando lembradas.

Além das práticas mencionadas acima, alguns outros tratamentos e terapias podem ser combinados com o tratamento de traumas – como arteterapia, musicoterapia, aulas de ioga e meditação, hipnose clínica, reiki e psicanalise selvagem.

Cada pessoa é única, por isso é crucial descobrir o que funciona melhor para você ao tratar seu trauma de forma eficaz.

BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE TRAUMAS

Os principais benefícios do tratamento do trauma incluem o seguinte:

  • Melhores habilidades de gerenciamento de estresse
  • Diminuição do risco de recaída
  • Maior senso de propósito
  • Habilidades de comunicação aprimoradas
  • Regulação do humor melhorada
  • Melhor relacionamento com os outros
  • Melhor qualidade do sono
  • Maior confiança
  • Aumento da empatia para com os outros
  • Maior motivação
  • Maior autoconsciência
  • Ansiedade reduzida

No entanto, o principal benefício do tratamento do trauma é a resolução controlada do trauma não resolvido que provavelmente interrompeu a vida à medida que desenvolveram vícios ou sofreram de outros sintomas indesejados.

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE TRAUMA PARA DEPENDÊNCIA QUÍMICA?

O tratamento de traumas também pode ser benéfico para aqueles que lutam contra o vício em drogas ou álcool. Frequentemente, quando alguém passa por um evento traumático, recorre às drogas ou ao álcool como mecanismo de enfrentamento – levando ao vício.

Por meio do tratamento de traumas, os indivíduos obtêm informações sobre por que podem estar abusando de substâncias e aprendem maneiras mais eficazes de lidar com emoções difíceis associadas ao trauma que vivenciaram.

Essa abordagem permite que eles abordem simultaneamente seu vício e os problemas subjacentes, aumentando suas chances de sucesso a longo prazo na recuperação.

Para realmente abandonar o vício, a dependência química, é essencial que a pessoa encontre o real motivo que o levou para o vício. Curar os motivos, curar os traumas, é curar a dependência.

ENCONTRAR TRATAMENTO DE TRAUMA PERTO DE MIM

É importante lembrar que a experiência de cada pessoa com o trauma é única. Portanto, é essencial encontrar uma abordagem individualizada que funcione melhor para você.

Com isso em mente, o correto é buscar ajuda em Psicoterapeutas perto de você. Para os casos onde há a dependência química, a melhor opção é encontrar a melhor clínica de recuperação, para poder fazer um tratamento conjunto, de abandonar a o vício e curar os traumas.

Outra opção é buscar ajuda através do CAPS, que são Centros especializados em Saúde Mental mantidos pelos Estados.

Para todos os casos, estamos aqui para lhe ajudar, da melhor forma possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.