Início » Blog » Vício em Remédios: O que é, sintomas e tratamentos

Vício em Remédios: O que é, sintomas e tratamentos

Se você ou um ente querido está lutando contra o vício em remédios, é importante procurar ajuda profissional. O tratamento adequado e correto contra a dependência em remédios e medicamentos prescritas pode salvar vidas. Encontrar um ótimo programas de tratamento para quem sofre com o vício em remédios, com ou sem internação, em uma excelente clínicas de recuperação é essencial.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Tratamento com Ibogaína

Nossa equipe de profissionais experientes trabalhará com você para desenvolver um plano de tratamento que o ajudará a superar seu vício em remédios e retornar a uma vida produtiva e saudável.

Neste artigo vamos tratar sobre o vício em remédios e medicamentos encontrados em farmácias. O primeiro e principal ponto a ser compreendido é que qualquer remédio ou medicamento pode se tornar uma droga viciante se o uso não for acompanhado por um médico ou se a pessoa, por livre arbítrio, aumentar a dosagem ou período de uso. Então para não se tornar um viciado em remédios, siga rigorosamente a prescrição médica.

Popularmente, no Brasil, resolvemos distinguir “Drogas” de “Remédios“, para tentar separar as drogas ilícitas como a Cocaína ou a Maconha de drogas lícitas como Rivotril, Fluoxetina ou Citalopram. Na realidade todas são Drogas que podem causar Dependência Química e/ou Emocional, independente se são vendidas em locais obscuros das ruas da cidade ou em grandes Drogarias e Farmácias.

Os antidepressivos foram os medicamentos mais vendidos em 2021 pelas farmácias e drogarias no primeiro semestre, seguido dos medicamentos analgésicos e medicamentos para o sistema digestivo.
A categoria dos antidepressivos teve um aumento de 14% nas vendas em 2021 quando comparado com o mesmo período de 2020.
Vício em Remédios e Medicamentos

O que é Vício em Remédios?

O vício em remédios é uma reação ao uso descontrolado e cada vez maior dos medicamentos que não são exatamente prescritas por um médico. A pessoa sente uma profunda necessidade de consumir a remédio, fazendo uso sem nenhum cuidado ou controle.

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Depois de parar o consumo do remédio, causa uma série de desconfortos físicos e psicológicos para pessoa, podendo aparecer mal-estar geral e outros sinais de abstinência. Além disso, o medicamento causa mudanças no corpo, tornando o consumo cada vez mais repetitivo, fazendo a pessoa refém desse consumo.

Normalmente o vício em remédio se inicia com o objetivo de resolver algum problema físico ou emocional. O remédio reduz ou elimina os sintomas, então, a pessoa com medo do retorno dos sintomas acabam aumentando a dosagem ou mantendo o consumo do remédio sem prescrição médica. Quando mais usa mais dependente fica.

Desta forma, a o vício em remédios é apenas um tipo de dependência química que leva a pessoa a querer usar a droga, neste caso um remédio ou medicamento e experimentar sintomas de abstinência quando a droga está ausente.

Os dependentes usam os remédios para prazer e conforto, físico ou emocional. Em outras palavras, o objetivo é mudar o estado que se encontra, desencadeando uma sensação não-farmacológica no organismo. A pessoa não usa ou toma mais o medicamento para resolver o problema, mas para experimentar as sensações que o medicamento provoca.

Esta sensação muitas vezes fica em um âmbito do subconsciente. Racionalmente a pessoa pode acreditar estar a usar o medicamento para não mais sentir o problema, mas na realidade é para sentir o efeito anestésico e analgésico causado pelo remédio.

SOU VICIADO EM REMÉDIOS?

Se você sentir que o uso de remédios prescritos se tornou excessivo ou fora de controle, é importante procurar ajuda. O vício em remédios pode ocorrer rapidamente e pode exigir intervenção profissional. O quanto antes buscar ajuda, menores são as consequências e mais fácil é abandonar a dependência.

10 Sintomas de Vício em Remédios

  1. Continuar a usar o remédio apesar das consequências negativas
    A ingestão do remédio ocorre sem nenhum controle. A pessoa não está prestando atenção ao horário ou dosagem e mesmo havendo efeitos colaterais, o uso do remédio é contínuo.
  2. Aumentar a dosagem do remédio sem recomendação médica
    Como mencionado acima, o corpo se torna tolerante ao uso do remédio. Isto faz com que a pessoa aumente a dose, absorvendo porções cada vez maiores dos produtos químicos em busca dos mesmos benefícios conquistados anteriormente.
  3. Experimentando sintomas de abstinência
    Uma crise de abstinência também pode ser um dos sintomas da dependência em remédios. Em resumo, o corpo humano sente a falta do medicamento e pode causar uma série de sintomas negativos, como ansiedade, tonturas, náuseas, vômitos e mal-estar geral.
  4. Mentir ou esconder o uso do remédio
    Da mesma forma que qualquer outra droga, o dependente em remédios tenta esconder de seus parentes ou familiares que está a fazer uso do remédio com o objetivo não receber represália aos seus atos.
  5. Lutando para reduzir ou parar de usar o medicamento
    O dependente em remédios, mesmo que de forma inconsciente, sabe sobre seu vício e tenta parar ou reduzir o uso do remédio, mas com o vício instaurado dificilmente consegue vencer sozinho.
  6. Sentir um forte desejo ou compulsão para usar o remédio
    Sendo um vício, o desejo e a compulsão estão sempre presentes. Mesmo em momentos alegres e tranquilos o dependente em remédios acredita fazer necessidade de usar o medicamento em busca de se manter como está.
  7. Negligenciar responsabilidades no trabalho, em casa ou na escola
    Os dependentes químicos acabam negligenciando suas obrigações por causa do vício. Por exemplo, uma pessoa dependente em calmantes por exemplo, ao aumentarem a dose ficam sobre o efeito da droga durante o dia todo, atrapalhando seus reflexos, pensamentos e ações.
  8. Aumento de sintomas como irritação, depressão ou ansiedade
    Uma pessoa dependente de um remédio pode mostrar alguma depressão, ansiedade ou mesmo irritabilidade quando a droga não é tomada. Esses comportamentos/sentimentos mudam automaticamente após a ingestão do remédio. Normalmente ocorre praticamente de forma instantânea, demostrando ainda mais ser um efeito psicológico do que físico, causado pela dependência.
  9. Só conseguir dormir depois de tomar o remédio
    A paz individual é reduzida pela ingestão do remédio. Na situação de um viciado em sedativos e calmantes, o indivíduo só sente que está dormindo bem assim que toma os comprimidos para dormir. Caso contrário, ele tem insónias ou falta de sono.
  10. Automedicação
    Uma pessoa que sofre de dependência de remédios, frequentemente apresenta certos comportamentos associados à automedicação. Em resumo, o consumo é indiscriminado e não requer supervisão médica, ou seja, é caracterizado como automedicação.

Se você notou algum desses padrões em seu próprio comportamento, o tratamento para dependência de drogas prescritas pode ajudar.

Vício em Remédios para Dormir

QUAIS REMÉDIOS PODEM CAUSAR VÍCIO?

Praticamente todos os remédios vendidos em Drogarias e Farmácias, prescritos por médicos, podem causar algum tipo de dependência química. Listamos abaixo os remédios que mais causam vício e que o uso descontrolado acabam levando a pessoa para serem internadas em uma clínica de recuperação.

  • Benzodiazepínicos – Remédios comumente utilizados para tratar distúrbio do pânico, ansiedade e crises epiléticas. Os mais conhecidos são: Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Diazepam e Lorazepam barbitúricos, Zolpidem, Zopiclona, dentre outros.
  • Barbitúricos – Remédios calmantes utilizados para o tratamento de insônia. Os mais utilizados são: Amobarbital, Barbital, Butabarbital, Fenobarbital, Hexobarbital, Mefobarbital, Pentobarbital, Secobarbital, Tiamilal, Tiopental.
  • Analgésicos de forma geral – Inclusive, celebridades como Michael Jackson, Prince e Marilyn Monroe, morreram devido ao consumo de altas doses de analgésicos. Os mais comuns são:
  • Remédios de uso comum, como dipirona, paracetamol e ácido acetilsalicílico (AAS), estão na lista de medicamentos podem causar o vício em remédios, devido ao uso frequente.

MÉTODOS DE TRATAMENTO PARA DEPENDENTES EM REMÉDIOS

Métodos de tratamento paro o vício em remédios e medicamentos deve sempre ser personalizados para atender às necessidades de cada dependente. Com a internação em uma Clínica de Recuperação, todos os dias, os dependentes participam de sessões de terapia, individualmente ou em grupo.

Essas terapias se concentram na identificação e abordagem das causas profundas do vício em remédios, bem como no desenvolvimento de mecanismos de enfrentamento para evitar recaídas.

Outras opções de terapia holística de forma complementar, como ioga e meditação, auxiliam no processo de recuperação e reabilitação dos dependentes químicos em remédios, sendo sempre recomendadas.

Os programas de tratamento contra o vício em medicamentos em uma clínica de recuperação incluem:

  • Terapia individual e em grupo
  • Avaliações diários com um terapeuta
  • Opções de terapia holística
  • Planejamento de prevenção de recaídas
  • Técnicas de tratamento comprovadas baseadas em evidências
  • Planejamento e suporte pós-tratamento

VANTAGENS DE UM PROGRAMA DE TRATAMENTO ADEQUADO PARA VICIADOS EM REMÉDIOS

É aconselhável recorrer à internação e um programa de reabilitação em uma clínica de recuperação para o tratamento do vício em remédios. Eta internação pode ser voluntária ou involuntária, já que os efeitos da dependência em medicamentos é a mesma de qualquer outra droga.

Em uma clínica de recuperação de ótima qualidade, o dependente receberá acompanhamento médico e psicológico para passar pelo processo de desintoxicação com mais estabilidade, suporte e qualidade de vida. Também haverá a possibilidade de receber terapias complementares que o ajudará a romper completamente a dependência e encontrar os motivos.

Se você ou um parente está sofrendo com o vício em remédios, entre em contato conosco:

O que achou deste Artigo?

CENTRAL DE ATENDIMENTO
tratamento para dependente químico ou alcoólatra

ATENDIMENTO PELO WHATSAPP

Blog | Dependência Química

| |

8 comentários em “Vício em Remédios: O que é, sintomas e tratamentos”

    1. Rezar é importante, mas não devemos desprezar a importância dos remédios. A ciência e a fé caminham juntas para a nossa saúde. Não podemos deixar de lado os avanços da medicina em busca do melhor para nós. ??

    1. É surpreendente como muitas pessoas ainda desconhecem os riscos e efeitos colaterais dos medicamentos. É sempre importante se informar e não confiar cegamente em tudo que é prescrito. A saúde vem em primeiro lugar!

    1. É verdade, o vício em remédios é uma questão séria e alarmante. Infelizmente, muitas pessoas subestimam os riscos associados aos medicamentos. É fundamental termos mais informações e conscientização sobre esse assunto para prevenir danos graves à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.